Você tem medo de fazer a instalação dos painéis solares por medo que a manutenção seja cara e complicada? Não se preocupe, é mais simples do que você imagina.
A manutenção dos painéis solares é simples e barata porque os sistemas fotovoltaicos são projetados para ter uma longa vida útil e resistir às intempéries. Além disso, os painéis solares não possuem partes móveis que possam se desgastar ou quebrar com facilidade.
O que pode atrapalhar o funcionamento dos painéis solares?
A poeira e a poluição podem reduzir a eficiência dos painéis solares em até 25%, pois impedem que a luz solar chegue às células fotovoltaicas.
Como funciona a manutenção dos painéis solares?
Existem três tipos de manutenção: a preditiva, preventiva e corretiva.
A preditiva é uma estratégia de manutenção proativa, cujo objetivo é evitar avarias nos equipamentos ou sistemas. Ela usa dados coletados pelo sistema de monitoramento para estimar quando uma falha pode ocorrer e programar as atividades de manutenção com base nessas previsões.
A preventiva visa evitar ou minimizar as falhas no sistema fotovoltaico por meio de limpeza periódica, inspeção visual dos componentes e realização de procedimentos específicos. Ocorre antes da ocorrência de falhas.
A corretiva é aquela que visa reparar ou substituir os componentes danificados do sistema fotovoltaico. Ocorre quando a falha já ocorreu.
O ideal é que a manutenção seja feita a cada seis meses!